Browsing by Author "Loureiro, Cristiana Sofia Pereira"
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- Infância e literatura: o que dizem as criançasPublication . Loureiro, Cristiana Sofia Pereira; Toledo, LeonorO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada – Módulo II, que exige uma análise reflexiva da minha intervenção pedagógica na valência de jardim-de-infância, numa organização socioeducativa da rede privada. Mais precisamente numa sala de vinte e quatro crianças, sendo treze do sexo feminino e onze do sexo masculino, com faixa etária entre os três e os seis anos. Assim sendo, este documento contempla uma caracterização reflexiva do contexto socioeducativo; uma análise reflexiva da ação, tendo por base as intencionalidades definidas e o processo de intervenção; um capítulo alusivo à investigação que me propus a realizar; a construção da profissionalidade docente enquanto educadora de infância e, por fim, as considerações finais. No que concerne à investigação, é de referir que o objetivo da mesma consiste em compreender o modo como as crianças em idade pré-escolar se relacionam com a literatura. Assim sendo, conduzi a minha investigação segundo as diretrizes da metodologia do estudo de caso e esta teve por base uma abordagem de natureza qualitativa. As técnicas selecionadas dizem respeito à observação participante, recursos audiovisuais (fotografia, vídeo e áudio), entrevistas e sessões realizadas com as crianças, em pequenos grupos. Já os instrumentos consistem nos registos de observação, nas anotações relativas às conversas informais com as crianças, a equipa de sala e as famílias. Importa mencionar que os participantes desta investigação são vinte e três crianças que compõem o grupo, mas também estará incluída a participação da educadora, da auxiliar de ação educativa e das famílias. Por fim, através da análise e discussão dos dados foi possível constatar que o gosto e as partilhas das crianças relativamente à literatura estão associados à leitura enquanto experiência, destacando-se o meio familiar como principal contexto em que lhes contam histórias. A literatura esteve presente nas relações e interações estabelecidas pelas crianças, nas suas brincadeiras, recorreram à mesma para fazerem associações com a realidade vivida e contruíram as suas narrativas indo ao encontro da forma como o adulto o tinha feito. Contudo, em algumas situações, as crianças inferiorizaram-se enquanto contadoras de histórias face ao adulto por não saberem ler.