Browsing by Author "Lopes, Sofia Isabel Ventura"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- "Quero escrever outras coisas...um texto": A emergência da escrita em educação pré-escolarPublication . Lopes, Sofia Isabel Ventura; Pereira, MónicaDesde muito cedo que a criança contacta, no seu quotidiano, com a linguagem oral e a linguagem escrita, interrogando-se e desenvolvendo conhecimentos antes mesmo do ensino formal. O presente relatório pretende apresentar o trabalho realizado com as crianças, com a equipa educativa e com as famílias, refletindo e explicitando os processos, as propostas educativas e respetivas intencionalidades, de forma a promover interesse nas crianças pela leitura e pela escrita. Numa primeira fase, observei que o jardim de infância onde realizei o estágio dispunha de diversas oportunidades de contacto e exploração da escrita e da leitura. Neste sentido, ao observar o interesse das crianças e as oportunidades de exploração da leitura e da escrita, pareceu-me pertinente realizar uma investigação sobre a própria prática, com o objetivo de analisar e compreender as estratégias que contribuem para a emergência da leitura e da escrita. Para o efeito, procurei analisar as propostas educativas, as explorações das crianças, as rotinas e os materiais. Assim, com a investigação pretendo analisar e refletir sobre as possibilidades de promoção da emergência da leitura e da escrita num contexto e com crianças com características próprias e distintivas. Por esta razão, com a pesquisa procurei, conforme refere Stake (2009), aprofundar conhecimento sobre as particularidades para conhecer o contexto e adequar a própria prática educativa. Os resultados revelaram que as estratégias que incluíram contacto direto, manuseamento e exploração de materiais, utilização espontânea, autónoma e no quotidiano de diversos suportes e materiais de escrita, recurso a diálogos, contacto com livros e histórias, oportunidades de ouvir ler o que está escrito e de observar escrever o que dizem e valorização das iniciativas das crianças, contribuíram positivamente para o desenvolvimento de interesse e motivação para usar a leitura e a escrita. A pesquisa aponta para que a promoção da emergência da leitura e da escrita seja sistemática, permanente e exploratória. Neste sentido, verifiquei que propostas únicas e isoladas não se revelaram suficientes para avaliar a sua adequação e contributo para as crianças.