Browsing by Author "Lopes, Marta Filipa Pires"
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- Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a comunicação (em) matemática em contexto de sala de aulaPublication . Lopes, Marta Filipa Pires; Castro, Joana deO presente relatório final reúne uma perspetiva global da prática pedagógica em 1.º Ciclo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II. A partir da diagnose realizada, foi possível aferir que os alunos apresentavam fragilidades ao nível do domínio de competências de leitura, de escrita e de matemática, assim como ausência de trocas de ideias, sendo os momentos de comunicação restringidos à explicitação de resultados. Assim, os objetivos gerais delineados visaram a aquisição destas mesmas competências, centrando-se o tema de investigação na Comunicação (em) Matemática em sala de aula. Ao longo da intervenção foi proposto um leque diversificado de metodologias, modalidades e estratégias que contribuíram para a concretização do Plano de Intervenção construído. Durante este período reforçaram-se as propostas de situações matemáticas problemáticas, nas quais os alunos foram estimulados a expressar as suas ideias recorrendo a diferentes tipos de linguagens e representações matemáticas, permitindo compreender quais os fatores que influenciam o desempenho dos alunos. Através de um conjunto de rotinas semanais e de atividades devidamente planificadas e contextualizadas, foi possível nas primeiras semanas de intervenção realizar uma diagnose mais exaustiva ao grupo de alunos, que posteriormente contribuiu para melhorar e adaptar a prática pedagógica. No decorrer desta, foram recolhidos diversos dados que permitiram avaliar as atividades através de um conjunto de instrumentos adequados às diferentes tipologias de atividades. A observação direta participante e as gravações áudio foram recursos cruciais aquando de atividades específicas da temática investigativa, facilitando a sua leitura e análise. A avaliação da intervenção permitiu constatar uma notória evolução dos alunos face aos objetivos delineados. No que concerne à investigação verificou-se que os alunos apresentam maior facilidade em comunicar oralmente do que por escrito, sendo que aquando do último, adotam uma grande diversidade de representações. Foi também possível verificar que as maiores dificuldades dos alunos prendem-se com a interpretação de enunciados e a compreensão de conceitos/conteúdos específicos.