Browsing by Author "Lopes, Joana Rita dos Reis Azeitona"
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- Promoção da Literacia Familiar: um estudo com alunos do 2.º CEBPublication . Lopes, Joana Rita dos Reis Azeitona; Gonçalves, CarolinaO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento é constituído por duas partes: (i) caracterização, análise e reflexão da prática pedagógica desenvolvida no 2.º CEB; e, (ii) apresentação e desenvolvimento do estudo realizado com alunos do 2.º CEB. O estudo surge da necessidade de se compreender a relação entre os interesses dos alunos para a leitura e os hábitos de leitura em família, assim como das fragilidades identificadas durante os momentos de leitura dos alunos. O estudo, intitulado Promoção da Literacia Familiar: um estudo com alunos do 2.º CEB, conduziu à seguinte problemática «De que forma a prática de literacia familiar promove hábitos de leitura na criança?». Através deste procura-se: (i) identificar os hábitos literários dos alunos e dos encarregados de educação; (ii) compreender o envolvimento dos encarregados de educação nas leituras dos/com os educandos; (iii) implementar estratégias de promoção de hábitos e interesse pela leitura; e, (iv) conhecer o acompanhamento e o apoio que as famílias oferecem às crianças nos momentos de leitura. Para a elaboração do estudo, optou-se por seguir os princípios da investigaçãoação, implementando-se um projeto de intervenção, de natureza qualitativa, com recurso à observação direta, participante e não participante. Para além disso, recorreu-se também ao inquérito por questionário, à entrevista aos professores cooperantes e às diretoras de turma, bem como à análise documental. Os resultados permitem confirmar que grande parte dos participantes têm hábitos de leitura, mas, apesar disto, considerouse que a implementação de estratégias teve impacto na promoção dos hábitos de leitura. É ainda de referir que se verificou uma ausência significativa dos EE no acompanhamento e apoio às crianças durante os momentos de leitura, confirmando-se o seu envolvimento reduzido nas atividades escolares.