Browsing by Author "Lopes, Catarina Coelho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os fatores determinantes na compra de vinho em PortugalPublication . Lopes, Catarina Coelho; Machado, Ana TeresaNos últimos anos assistiu-se em Portugal a um aumento da dinâmica do sector vitivinícola, nomeadamente através do surgimento de novos conceitos no mercado e a adoção de estratégias de marketing inovadoras como, por exemplo, o marketing verde, que visa promover os produtos biológicos. Estas preocupações ambientais, entre outros fatores, levaram a uma alteração do padrão de consumo, sendo hoje os consumidores mais informados e exigentes. Nesta investigação analisaram-se alguns aspetos do comportamento do consumidor de vinho convencional e biológico, como o seu estilo de vida e hábitos de consumo, bem como se pretendeu entender quais são os fatores que influenciam a compra de vinho em Portugal, nomeadamente a compra de vinho biológico. Este estudo teve por base um método quantitativo sendo o instrumento de recolha de dados um questionário aplicado via online a uma amostra de conveniência. Os resultados indicam que os fatores de consumo de vinho em Portugal são semelhantes, na sua maioria, aos fatores de consumo identificados na literatura existente na generalidade dos países ocidentais, destacando-se, a título de exemplo, a importância da marca, da região e das castas. Salienta-se também que existem algumas diferenças entre os consumidores de vinho convencional e de vinho biológico, nomeadamente no que diz respeito à preocupação com o ambiente.