Browsing by Author "Lopes, Carmen Maria Almeida"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As expressões artísticas enquanto veículo de inclusão de alunos com multideficiência no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Lopes, Carmen Maria Almeida; Leite, TeresaEste estudo incide sobre as expressões artísticas enquanto veículo de inclusão de alunos com multideficiência no 1º ciclo do ensino básico. Tem como objetivos principais caraterizar o modo como os alunos com multideficiência (MD) participam nas atividades de expressão artística (EA) desenvolvidas no 1º ciclo do ensino básico (EB) e identificar o contributo das expressões artísticas na inclusão de alunos com MD no 1º ciclo do ensino básico e o papel do professor nesse processo. Para dar resposta a estes objetivos, desenvolveu-se uma investigação qualitativa, sob a forma de um estudo de caso. Utilizámos como técnicas de recolha de dados a observação direta (naturalista e estruturada) e a entrevista semiestruturada, tendo como complemento a pesquisa documental. O estudo decorreu entre janeiro e maio de 2024, numa escola de 1º ciclo, na qual existe um centro de apoio à aprendizagem (CAA). Os participantes são duas professoras de educação especial, duas professoras de ensino básico e quatro alunos com MD apoiados pelo centro de apoio à aprendizagem (CAA) e, de forma indireta, os alunos das turmas em que estes últimos se integram. Os resultados das entrevistas mostram que os professores concordam com a inclusão dos alunos do CAA no ensino regular (ER) e referem que as atividades de EA são promotoras do desenvolvimento global dos alunos com MD. Os docentes afirmam também, que o papel do professor é ser um facilitador das aprendizagens e envolvimento. A análise de dados permitiu-nos ainda concluir que a inclusão dos alunos com MD e a sua participação nas atividades de expressão artísticas trazem benefícios a estes alunos. As expressões artísticas proporcionam interações sociais, envolvimento, comunicação e facilitam várias oportunidades de desenvolvimento cognitivo e criativo. As vantagens das EA incidem na forma como estas promovem o desenvolvimento global, são uma experiência, uma forma de expressão, promotoras de relações e entreajuda, além de promoverem a igualdade e a criatividade. Em suma, as EA promovem a participação e facilitam a inclusão.