Browsing by Author "Lopes, Beatriz Serrano"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da educação financeira para a aprendizagem da matemática no 4.º anoPublication . Lopes, Beatriz Serrano; Brunheira, LinaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este emerge perante duas intervenções pedagógicas realizadas em turmas distintas, nomeadamente, uma turma de 4.º ano do 1.º CEB e duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. A investigação que se apresenta subordinada ao tema “O contributo da educação financeira para a aprendizagem da matemática no 4.º ano” teve como objetivo estudar a relação entre a aprendizagem matemática e a educação financeira dos alunos. Em conformidade, o estudo procurara responder às seguintes questões: i) Quais os contributos do trabalho de projeto em matemática para a educação financeira?, ii) Como podem os contextos associados à educação financeira contribuir para o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas?. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo como técnicas de recolha de dados a observação direta e participante e a análise documental, nomeadamente, as produções dos alunos. Como instrumentos de recolha utilizei o diário de bordo e as gravações de áudio. Após uma diagnose, foram selecionados três alunos com características e desempenhos distintos e com uma boa capacidade de comunicação para a recolha e análise de dados. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que os contextos associados à educação financeira, são benéficos para a resolução de problemas a nível da interpretação e do sentido crítico, bem como a metodologia de trabalho de projeto constitui um contributo para a educação financeira a nível do planeamento e gestão financeira.
