Browsing by Author "Lopes, Ana Marta da Cunha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A ação do/a educador/a na gestão de conflitosPublication . Lopes, Ana Marta da Cunha; Rosa, ManuelaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo demonstrar, de maneira reflexiva, a Prática Profissional Supervisionada (PPS) - Módulo II que decorreu no contexto de Jardim de Infância com crianças entre os 4 e os 6 anos de idade. No presente relatório, em primeiro lugar, começo por apresentar uma breve caracterização do contexto educativo, que serviu de base para definir as intenções pedagógicas que detive para as crianças, para as famílias e para a equipa educativa ao longo da minha intervenção. Pretendo, ainda, demonstrar que realizei uma investigação-ação em torno da ação do/a educador/a na gestão de conflitos no Jardim de Infância, pois ao longo do estágio fui-me apercebendo que era frequente a existência de conflitos entre as crianças. Tal como no contexto de Creche, no qual tinha estado anteriormente, por isso, foi essencial pensar e implementar estratégias que ajudaram as crianças a compreender como se podia resolver os conflitos. Para a realização desta investigação-ação baseei-me numa metodologia qualitativa e na utilização de técnicas como: a observação direta e participante, os inquéritos respondidos pela educadora cooperante e pelas crianças, a análise documental sobre a temática e os registos escritos e fotográficos. Por fim, compreendi que promover momentos de partilha e cooperação entre as crianças são os elementos chave para a gestão de conflitos e como é essencial o/a educador/a, perante estes, assumir uma postura de mediador/a. Isto permite às crianças desenvolverem o seu pensamento, a sua criatividade e a capacidade de autorregulação.