Browsing by Author "Lima, Vanessa Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância das emoções no processo ensino-aprendizagemPublication . Lima, Vanessa Oliveira; Rêgo, Manuel LuísResumo I (Prática Pedagógica) - A primeira parte deste trabalho consiste na descrição do estágio curricular realizado no Conservatório de Música de Cascais, no decorrer do ano letivo 2018/2019, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa. O Conservatório de Música de Cascais, enquanto escola de ensino cooperativo e particular, foi oficialmente reconhecido, em 2008, como a primeira escola oficial no ensino de música no concelho de Cascais. Dadas as circunstâncias do meio social e político em que se insere, tem apresentado, ao longo dos anos, uma série de novas oportunidades e protocolos estabelecidos com várias instituições do concelho. Neste contexto, uma das principais ofertas educativas, em regime integrado, assenta na articulação pedagógica e logística entre o conservatório e a escola do ensino regular – Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo. A prática pedagógica a que reporta este relatório, foi desenvolvida no âmbito de um estágio em exercício, com a orientação da disciplina de contrabaixo a três alunos do ensino especializado de música (1º e 2º graus). Além do trabalho observado, em contexto de estágio, ao longo do ano, as conclusões finais oferecem um espaço para reflexão no que diz respeito ao enquadramento social da música na sua vertente pedagógica e à contextualização do ensino. Neste relatório de estágio elabora-se a caracterização da escola e dos alunos, bem como a explanação das práticas educativas desenvolvidas, apresentando uma descrição das diferentes atividades e das problemáticas que surgiram no decurso do estágio. Por último, a partir dos resultados obtidos, foi elaborada uma análise crítica da prática docente, que permitiu identificar aspetos positivos e menos positivos, que possam, assim, ser melhorados no futuro.