Browsing by Author "Leal, Maria Carolina dos Santos"
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- Conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular em alunos do 2.° ciclo: estratégias de desconstrução recorrendo ao pensamento críticoPublication . Leal, Maria Carolina dos Santos; Almeida, António José CorreiaO presente relatório está integrado na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório integra a descrição de duas intervenções, uma no 1.º Ciclo do Ensino Básico e outra no 2.º Ciclo, contando também com a apresentação do estudo Conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular em alunos do 2.° ciclo: estratégias de desconstrução recorrendo ao pensamento crítico. Esta investigação tem como objetivos gerais: (i) identificar as Conceções alternativas dos alunos do 2.º CEB sobre o sistema cardiovascular humano; (ii) avaliar o papel de estratégias recorrendo ao pensamento crítico na desconstrução de Conceções alternativas; (iii) verificar se as Conceções alternativas foram desconstruídas de forma duradoura. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se um estudo de caso, com recurso a métodos quantitativos e qualitativos e com características de uma investigação-ação, contando com 17 participantes de uma turma de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Como processos de recolha de dados, recorreu-se à administração de um inquérito por questionário aos discentes em três momentos distintos, antes de iniciar a lecionação do conteúdo, no final e cerca de dois meses após findada a abordagem ao sistema cardiovascular, como também à observação direta e participante em sala de aula com registo de notas de campo. Os resultados deste estudo permitiram identificar as principais Conceções alternativas dos discentes sobre o sistema cardiovascular humano e mostraram que a utilização de estratégias que recorrem a algumas capacidades de pensamento crítico apoiou a desconstrução de Conceções alternativas dos alunos. De acordo com os estilos e ritmos de aprendizagem individuais, os efeitos da intervenção foram mais duradouros em alguns alunos.
