Browsing by Author "Laranjeira, Ana Catarina Franco"
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- A compreensão da adição/subtracção de números racionais (não negativos) representados na forma de fração: um estudo numa turma do 6º ano de escolaridadePublication . Laranjeira, Ana Catarina Franco; Veloso, GraciosaA aprendizagem dos números racionais é, não só complexa, como fundamental para o desenvolvimento das crianças que frequentam o ensino básico. As investigações realizadas no âmbito da Educação Matemática, focadas no processo de aprendizagem destes números, enfatizam a importância de o ensino atender às reais dificuldades das crianças e de valorizar os aspetos compreensivos presentes no desenvolvimento do sentido de número racional. O estudo que integra este relatório foi implementado numa turma do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico, constituída por alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos, num contexto de escola pública. Eram alunos com uma fraca compreensão de números racionais, especificamente na compreensão da adição e subtração destes números quando representados em fração. Nesta ótica, o estudo pretende compreender as dificuldades dos alunos na adição e subtração de números racionais (não negativos) representados na forma de fração, evidenciando as aprendizagens feitas ao longo deste. Desta forma, tendo como principal objetivo dar resposta à problemática apresentada, baseando-se numa metodologia de investigação-ação, criou-se um diagnóstico que consistiu no ponto de partida para a intervenção. Ao longo desta, os alunos eram sujeitos à resolução de tarefas de cariz exploratório, resolvidas a pares ou individualmente, em que, posteriormente, eram discutidas as resoluções da mesma em grande grupo onde havia partilha de resultados e a constante aprendizagem entre pares. No final da intervenção, além das dificuldades que os alunos têm ao nível da compreensão das frações ser um marco, os alunos mostraram mobilizar alguns conceitos, que antes eram desconhecidos, que fizeram-nos compreender a adição e subtração de números racionais representados na forma de fração, através do contributo de modelos de área. A consideração da unidade de referência foi um aspeto menos notável, todavia, há marcas do reconhecimento da sua importância para a compreensão destas operações e da própria compreensão da fração.