Browsing by Author "Lage, Rita Alexandra da Silva"
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- Conceções alternativas sobre microorganismos em alunos do 2º ciclo do ensino básicoPublication . Lage, Rita Alexandra da Silva; Valente, BianorO presente relatório integra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado de 1.º ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. O documento apresenta uma primeira parte onde é descrita e analisada criticamente, a prática pedagógica ocorrida ao longo dos dois estágios, e, posteriormente, um estudo investigativo. O estudo de investigação na área das Ciências Naturais, decorre do interesse pessoal da investigadora e das conceções alternativas sobre os microrganismos identificadas num grupo de 21 crianças, do 6.º ano de escolaridade, num estabelecimento público, no concelho da Amadora. Tendo por base os fatores apresentados definiu-se o tema do estudo de investigação Conceções alternativas sobre os microrganismos em alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico. Ambicionou-se, com a aplicação deste estudo, a mudança conceptual das crianças passando das conceções erróneas para os conceitos aceites no foro científico. Neste sentido, definiu-se como metodologia de trabalho a investigação-ação, delineando-se um plano estrutural que abarca várias etapas. A investigação foi iniciada através da aplicação de um inquérito por questionário que permitiu a identificação das conceções alternativas dos alunos. Seguidamente, a intervenção decorreu, ao longo de seis sessões, com a adequação de estratégias e implementação de atividades promotoras do conflito cognitivo. Para finalizar, aplicou-se novamente o inquérito por questionário de forma a comparar e analisar os resultados obtidos. Os resultados do estudo foram analisados recorrendo à comparação das respostas dadas no inquérito por questionário nos momentos inicial e final. Analisados os resultados assumiu-se uma evolução significativa em três das quatro conceções alternativas identificadas, sendo que uma delas não apresentou qualquer evolução. Desta forma, assume-se que as ideias erróneas presentes inicialmente sofreram, na sua maioria, uma mudança conceptual significativa.