Browsing by Author "Lage, Liliana Santana"
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- Plano de marketing MyLabelPublication . Lage, Liliana Santana; Rodrigues, Paulo José FariasA crise económica e a mudança de hábitos de consumo fizeram com que as marcas de distribuição ganhassem cada vez mais importância dentro da grande distribuição. O consumidor tem vindo a procurar cada vez mais este tipo de marcas, devido à crescente aposta em preços baixos, mas também pela qualidade e diferenciação dos produtos. As marcas próprias tornaram-se assim um pilar estratégico dentro das cadeias de retalho, através do qual estas se diferenciam no mercado, conquistando vantagens competitivas sobre a concorrência. Paralelamente, tem-se vindo a assistir a uma melhoria das condições de vida e do poder de compra em Portugal e por outro lado, a um aumento da agressividade promocional das marcas fabricantes, fazendo com que estas fiquem em termos de preço bastante próximas das marcas próprias. Esta situação fez com que estras últimas marcas tivessem de apostar em novas estratégias para adquirir e fidelizar os clientes. Uma destas estratégias foi começarem a apostar em marcas próprias independentes, como por exemplo a marca Mylabel (produzida pela Sonae Modelo Continente) que não assumindo a designação do retalhista, aposta numa forte estratégia de desenvolvimento de imagem, inovação e posicionamento. Tendo por base este contexto, o presente projeto centra-se na criação de um plano de marketing para a marca Mylabel, marca própria da SonaeMC na área de produtos de Higiene e Beleza. Esta nova estratégia consiste em criar uma nova gama de Cremes de Rosto, a preços competitivos com um plano promocional a 360 graus e exposição extra em loja. Pretende-se assim, melhorar a perceção da marca e aumentar penetração nas categorias de beleza. Numa primeira fase foi efetuada a análise da envolvente, procurando identificar quais as oportunidades e os desafios da marca e mercado em causa. Posteriormente, foi desenvolvido trabalho de campo que permitiu de forma mais profunda e consistente traçar a nova estratégia da marca. De seguida, foi delineada a estratégia de desenvolvimento e os requisitos para a implementação do projeto, tendo em conta os seus pontos fortes e fracos. Por fim, procedeu-se à análise económico-financeira, aferindo a viabilidade desta nova estratégia definida, que inclui novos produtos, preços, distribuição e comunicação da marca.