Browsing by Author "Ladeiras, Ana Patrícia Graça"
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- Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de crianças em idade pré-escolar com pais e educadoresPublication . Ladeiras, Ana Patrícia Graça; Marina FuertesA investigação TANDEM sobre a qualidade das interações, a comunicação e a atividade entre crianças e adultos tem-se centrado essencialmente na observação dos adultos, prevalecendo a necessidade de compreender o papel da criança nessa relação. Neste estudo, procurou-se investigar o comportamento da criança em idade pré-escolar, sem problemas de desenvolvimento, com Pais e Educadores. Desta forma, 38 meninos (dos quais 20 com Pais e 18 com Educadores) e 32 meninas (das quais 16 com Pais e 16 com Educadores), com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, foram observadas independentemente, numa situação quasi-experimental. Aos participantes, foi pedido que realizassem, em 20 minutos, um produto, à sua escolha, com materiais e ferramentas que se encontravam ao seu dispor. Pretendia-se descrever e comparar os dois grupos de género, quanto: i) comportamento da criança; ii) qualidade interativa do adulto; iii) tipo de materiais utilizados e o número de componentes do produto e iv) comportamento verbal do adulto. Os resultados indicam que, existe uma associação entre os comportamentos interativos da criança e as várias dimensões do comportamento interativo do adulto. Quando o adulto adota comportamentos positivos e empáticos, a criança revela maior participação e satisfação. No comportamento verbal do adulto, quando este é menos diretivo e dá menos ordens, a criança revela persistência na construção do produto e iniciativa. Por sua vez, quando a criança aceita as sugestões do adulto, este passa a dirigir mais, a realizar mais perguntas de processo e a realizar mais ordens. Comparativamente aos Educadores, a criança com os Pais persiste mais nas suas ideias e aceita mais as sugestões. Por sua vez, com os Educadores, a criança toma mais a iniciativa por ação própria. Os resultados obtidos servem à discussão do papel da criança e dos seus interlocutores nas relações “educativas”.