Browsing by Author "Labudovikj, Rozita Petrinska"
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- Guide to building inclusive cultural spacesPublication . Rojas-Pernia, Susana; Haya-Salmón, Ignacio; Calvo-Salvador, Adelina; Lázaro-Visa, Susana; Fernández-Fuertes, Andrés; Susinos-Rada, Teresa; Riaño-Galán, Elena; Angulo-Pérez, Iria; Vinatea-Elorrieta, Alicia; Sanahuja-Gavaldà, Josep Mª; Morón-Velasco, Mar; Pérez-Romero, Antonio; Miquel-Bertrán, Ester; Badia-Martín, María del Mar; Benages-Campins, Ester; Gutiérrez-Colominas, David; Ribes-Guardia, Francesc Xavier; Macías-Pedrero, Simón; Gigerl, Monika; Herunter, Elisabeth; Gollowitsch, Karin; Pilling, Caroline; Madureira, Isabel; Nunes, Clarisse; Valente, Bianor; Sá, Kátia; Vieira, Natália; Relvas, Mário; Almeida, Tiago; Labudovikj, Rozita Petrinska; Labudovikj, Miroslav; Labudovikj, Dimitar; Bachmann, Susanne; Venter, Antonia; Robledo, Amanda; Ahmad, Addas; Altmann, Nico; Bejtuli, Rudina; Dogan, Atalay; Joers, Ingo; Loska, Lukasz; Martinez, Vincent; Sauerbier, Stephan; Serag, Sammy; Arslantürk, Ismail; Welz, MoritzA criação de espaços culturais e artísticos inclusivos requer uma revisão da forma como estes são concebidos, desenhados e organizados com o objetivo de dar as boasvindas a toda a gente e garantir o acesso e participação igualitários aos serviços, atividades e conteúdos que oferecem. Desta maneira, museus, centros culturais e artísticos ou espaços de exposições contribuem para a promoção do direito a aceder e participar na vida cultural e artística, tal como expresso em várias convenções internacionais, incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
- Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivosPublication . Josep Maria, Sanahuja Gavaldà; Pérez Romero, Antonio; Madureira, Isabel; Gigerl, Monika; Pernia, Susana Rojas; Labudovikj, Rozita PetrinskaA geração de espaços de participação torna-se um elemento chave para o desenvolvimento de processos de inclusão social de pessoas com deficiência. As experiências com a arte são ambientes em que as pessoas interagem com os seus pares, são aceites e reconhecidas, promovendo processos de identidade e pertença à comunidade. No entanto, são necessários profissionais bem treinados que sejam capazes de criar contextos artísticos verdadeiramente inclusivos onde não haja espaço para a marginalização. O objectivo do artigo é identificar as competências auto-percebidas dos profissionais das artes e instituições sócio-educativas para desenvolver projectos artísticos inclusivos; e determinar as suas necessidades de formação a fim de as implementar. Utilizando uma metodologia mista, e através de um questionário, entrevista e grupo focal, 388 profissionais das artes e instituições sócio-educativas de cinco países europeus participaram no estudo. Os resultados mostram que, embora os profissionais se sintam competentes para desenvolver projectos artísticos inclusivos, necessitam de formação que lhes permita aprofundar a sua compreensão do que se entende por projectos artísticos inclusivos, bem como metodologias inclusivas em que nenhuma pessoa se sinta excluída. Para os profissionais, a criação de ambientes de colaboração torna-se um elemento de sucesso para a sua implementação.