Browsing by Author "Juncadella, Carme Mampel"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Tocar, doer, pensar: os efeitos da técnica Alexander em estudantes de música com dores crónicas relacionadas com a performancePublication . Juncadella, Carme Mampel; Soares, Pedro Couto; Bagulho, Joana SalvadorResumo I - A parte inicial deste trabalho consiste no relatório de estágio realizado no âmbito do programa de Mestrado em Ensino de Música. Este estágio foi dividido em duas etapas. A primeira ocorreu na Escola Artística do Conservatório Nacional, em regime de observação, com a professora cooperante Cândida Matos, no período de setembro a janeiro de 2022. A segunda etapa correspondeu ao período entre janeiro e junho de 2023, em regime docente como professora substituta no Conservatório de Música de Loulé, tendo a coordenadora pedagógica Ana Figueiras como professora cooperante. No primeiro período, foram observadas três aulas por semana, sendo as turmas compostas por alunas de iniciação, 5º e 12º anos, respetivamente. Por questões logísticas, ministrei cinco aulas neste período (duas para a aluna de iniciação, duas para a aluna do 5º ano e uma para a aluna do 12º ano), as quais foram relatadas nos planos de aula, enquanto as outras foram registadas em fichas de observação. Nos segundo e terceiro períodos, exerci atividade docente no Conservatório de Música de Loulé, como professora substituta, lecionando para sete alunos de cravo. Para este relatório de estágio, selecionei três alunos: uma aluna do 1º grau, um aluno do 4º grau e um aluno do 7º grau. Foi especialmente interessante trabalhar numa escola pública e aprender a lidar com a carga burocrática que esta envolve, em comparação com escolas privadas que já conhecia. Nessa escola, consegui integrar-me na comunidade educativa com a ajuda dos outros professores. Ao mesmo tempo, pude exercer a minha autonomia, sempre respeitando o programa aprovado pela comissão pedagógica. A professora que substituí deixou instruções detalhadas de repertório para cada aluno, as quais segui fielmente. Também adicionei nas aulas alguns exercícios criados especialmente para a preparação de determinadas obras, bem como momentos de improvisação.