Browsing by Author "Janeiro, Ana Sofia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográficaPublication . Janeiro, Ana Sofia; Sousa, Otília deEste relatório final integra-se na unidade curricular realizada no âmbito de Prática Supervisionada II do 2º ano do mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta a prática pedagógica realizada e uma reflexão sobre todo o percurso desenvolvido, como também integra uma investigação motivada pelas dificuldades ortográficas reveladas pelos alunos. Concebeu-se um estudo centrado no ensino explícito da ortografia e na abordagem do ditado interacionista, o ditado zero (0) erros. Pretendeu-se que os alunos, ao perspetivarem a língua como objeto de estudo, refletissem e partilhassem as suas conceções sobre a escrita, desenvolvendo estratégias que lhes permitissem escrever de acordo com a norma ortográfica. A amostra foi constituída por um grupo de vinte e quatro alunos do 3º ano de escolaridade do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os oito e os nove anos de idade, sendo esta a turma onde também foi realizada a prática pedagógica apresentada. A investigação foi desenvolvida em três etapas fundamentais: pré-teste, intervenção e pós-teste. Depois de identificadas as necessidades específicas da turma a partir de duas tarefas distintas, o ditado e a redação, tiveram lugar diversos momentos de ensino explícito, cada um seguido, posteriormente, da abordagem interacionista do ditado, que focalizavam as dificuldades ortográficas evidenciadas pelos alunos. Por último, após a intervenção, avaliou-se o grupo, recorrendo aos mesmos instrumentos utilizados na avaliação inicial. Observou-se uma evolução das competências ortográficas visadas, indicando que, a prática de um ensino explícito acompanhada da abordagem interacionista do ditado, constituem metodologias promotoras de reflexão linguística e aprendizagem neste âmbito.
