Browsing by Author "Hermano, Monica Francisca Pestana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Diversidade no 1.º CEB - O que dizem as crianças e os professoresPublication . Hermano, Monica Francisca Pestana; Tomás, Catarina AlmeidaEste relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa. Neste trabalho, apresenta-se e reflete-se sobre a prática pedagógica ocorrida entre o 1.º e o 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e apresenta-se o estudo realizado com uma turma de 1.º ano do 1.º CEB, sobre as conceções de crianças e adultos – professores e assistentes operacionais - sobre a diversidade em contexto escolar. O tema escolhido emergiu de situações observadas no período de estágio. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, que, a partir da observação, das entrevistas realizadas a crianças e adultos, e dos desenhos das crianças referentes ao tema, se pretendeu identificar as conceções destes atores sobre a diversidade, a partir do diálogo entre as Ciências da Educação e a Sociologia da Infância. Relativamente aos resultados encontrados, apesar dos adultos referirem que no contexto educativo em questão a diferença entre crianças, incluindo o racismo, não é uma questão preocupante, admitem, no entanto, que em outros contextos, nomeadamente em escolas do agrupamento onde trabalham, que essa é uma temática importante a ser trabalhada. Do ponto de vista das crianças, duas referiram já terem sido, no percurso escolar, maltratadas por colegas, devido a características físicas, como a sua cor de pele ou cabelo. Assim, a partir das vozes das crianças, pretendeu-se intervir – no sentido de um ensaio breve e circunscrito - no sentido de desocultar narrativas e experiências que levam à discriminação em contexto educativo.