Browsing by Author "Henriques, Sofia Penha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Henriques, Sofia Penha; Valente, BianorO presente relatório final integra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Neste trabalho são descritas as práticas pedagógicas realizadas no 1.º e no 2.º CEB sobre os períodos de observação, intervenção e avaliação. No 1.º CEB, a intervenção educativa foi realizada numa instituição de ensino privado, localizada em Lisboa, numa turma do 2.º ano. No 2.º CEB, a prática pedagógica decorreu numa instituição de ensino público, localizada em Sesimbra, em duas turmas, sendo uma do 5.º ano e a outra um grupo misto de 5.º e 6.º ano. Este relatório integra uma investigação educativa desenvolvida sobre a temática da Conservação da Biodiversidade. Este estudo pretendeu caracterizar o desenvolvimento de conhecimentos e atitudes relativamente à Biodiversidade, através do conhecimento do meio próximo de uma turma mista do 2.º CEB. Assim, formularam-se os seguintes objetivos específicos (i) identificar o contacto que os alunos tiveram com a Biodiversidade local do Parque Natural da Arrábida (PNA); (ii) desenvolver o conhecimento da Biodiversidade do PNA com os alunos; (iii) identificar as ameaças à Biodiversidade do PNA evidenciadas pelos alunos; (iv) descrever as estratégias de conservação da Biodiversidade do PNA apresentadas pelos alunos. Conforme estes objetivos, recorreu-se a uma metodologia de natureza mista inspirada na InvestigaçãoAção, utilizando como técnicas de recolha de dados a observação direta e participante e a aplicação de dois questionários. Os dados recolhidos foram tratados através da análise de conteúdo e da análise estatística no software Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados da investigação permitiram compreender que a qualidade da intervenção contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos e atitudes positivas, nos alunos, em relação à Biodiversidade do PNA e a sua conservação.