Browsing by Author "Henriques, Rafael da Silva"
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- A promoção da autonomia numa sala do movimento da escola modernaPublication . Henriques, Rafael da Silva; Rosa, ManuelaEste relatório pretende refletir a ação desenvolvida em Creche e Jardim de Infância durante a Prática Profissional Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-escolar. A Promoção da Autonomia numa sala do Movimento da Escola Moderna é o título do relatório e representa o tema que aqui se aprofunda. A necessidade de aprofundar este tema surge durante a Prática Profissional Supervisionada em Jardim de Infância devido ao facto de uma das principais intenções presentes neste contexto ser a promoção de crianças autónomas. Para se perceber melhor o tema, foram analisadas/refletidas três questões, sendo elas: “o que é a autonomia”, “formas de promover a autonomia” e “para que é que queremos crianças autónomas”. Na investigação sobre a prática, foram utilizadas como técnicas de recolha de dados os inquéritos por questionário, a observação participante, o registo fotográfico e a consulta documental. Para a execução deste relatório final, foi feita uma triangulação de diversas fontes de informação, como por exemplo, os questionários feitos aos pais e à educadora cooperante, as notas de campo, os documentos estruturantes das instituições (projetos educativos de escola e os projetos curriculares de sala) e as referências bibliográficas. Por último, ao longo do relatório, é possível compreender que a autonomia é uma conquista progressiva ao longo da vida e que está dependente de uma série de constrangimentos exteriores. É possível, também, perceber porque é que a autonomia pode ser promovida através da relação pedagógica estabelecida com as crianças, da organização espacial, da organização temporal, da utilização de instrumentos de pilotagem e da utilização da metodologia de trabalho por projeto, e, por fim, também é possível perceber que o facto de os cidadãos realizarem-se pessoalmente, socialmente e de agirem solidariamente no mundo, é por serem indivíduos autónomos.