Browsing by Author "Henriques, Carla Marina Neves Mourinho"
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- Clube crescer – Perspetivas sobre um projeto artístico em contexto escolar e seus contributos para a promoção do desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovensPublication . Henriques, Carla Marina Neves Mourinho; Rodrigues, Paulo; Hortas, Maria JoãoEste estudo decorre da experiência vivida durante três anos enquanto coordenadora do projeto artístico Clube Crescer, baseado em metodologias participativas, implementado na Escola EB 2,3 Ferreira de Castro, em Mem-Martins. Pretendemos compreender o contributo da ação desse projeto para o desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens quando envolvidos em processos participativos de criação e performance musical. Nesse sentido, o estudo teve como objetivos gerais: (i) analisar as atitudes mais valorizadas pelas crianças e jovens aquando da sua participação nas atividades do Clube Crescer; (ii) compreender o potencial de um projeto artístico participativo ao nível do desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens envolvidos. A recolha de dados decorreu em duas etapas temporais distintas, considerando uma amostra de conveniência de entre as crianças que participaram no Clube Crescer. A primeira etapa decorreu imediatamente após o término do terceiro ano do Clube Crescer, tendo-se aplicado um questionário, com questões abertas e fechadas, a 61 crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos. Procedeu-se, também, à realização de cinco entrevistas focus group, em que participaram 29 das crianças que tinham respondido ao questionário. A segunda etapa de recolha de dados decorreu cinco anos após o término do Clube Crescer, tendo sido realizadas duas entrevistas focus group a 13 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos, os quais já tinham participado nas entrevistas focus group realizadas na primeira etapa. Para o tratamento da informação proveniente das entrevistas focus group, foram utilizadas técnicas de análise de conteúdo, recorrendo-se à ferramenta informática MAXQDA12. As respostas ao questionário e os resultados da codificação das entrevistas foram considerados em valores totais de frequência e em valores de distribuição percentual. Concluiu-se que as crianças que participaram no Clube Crescer reconheceram um conjunto diversificado de benefícios relacionados com este projeto, quer em termos de desenvolvimento pessoal e social, quer em termos estéticos e artísticos. Concluiu-se, também, que as estratégias inerentes aos processos participativos implementadas no Clube Crescer permitiram, por um lado, consolidar laços de amizade e aumentar a rede social das crianças e, por outro, potenciar aspetos fundamentais para a vivência democrática em sociedade.