Browsing by Author "Gomes, Rita Coimbra"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Leitura em voz alta no 2.º ciclo do ensino básico: conceções dos alunos e estratégias pedagógicasPublication . Gomes, Rita Coimbra; Falcão, Miguel; Gonçalves, CarolinaO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionado II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nas salas de aula do Ensino Básico, ler em voz alta é frequente. Contudo, as leituras revelam-se por vezes monótonas, pouco fluidas e desprovidas de expressividade; os leitores não raras vezes denotam desinteresse; as propostas de atividades são pouco diversificadas e nem sempre promovem o desenvolvimento das diversas competências para a leitura oralizada. Com a investigação junto de duas turmas de 6.º ano pretendi compreender que propostas de trabalho deverá o professor apresentar aos alunos para que estes leiam por gosto, com entusiasmo e qualidade. Recorrendo a metodologias mistas, o estudo visou cumprir os seguintes objetivos: (1) Caracterizar as conceções dos alunos das duas turmas sobre leitura em voz alta; (2) Caracterizar as conceções dos professores de Português das duas turmas acerca da leitura em voz alta; (3) Compreender as práticas dos professores de Português das duas turmas em torno da leitura em voz alta; (4) Desenvolver estratégias promotoras de leitura em voz alta. Para tal, recorri à implementação de inquéritos aos alunos das duas turmas e aos professores cooperantes de Português. Neste estudo conclui-se que o diagnóstico das conceções dos alunos sobre a leitura em voz alta permite entender em que estádio eles se encontram no âmbito da leitura oralizada. Partindo deste ponto, o professor deverá preparar um percurso com um objetivo final bem delineado. Tomando como objetivo último a leitura em voz alta com qualidade, este percurso deverá ser criado com diversas estratégias, capazes de trabalhar cada aspeto técnico, tendo sempre em vista a agregação gradual destes para que os alunos adquiram as competências para ler em voz alta.