Browsing by Author "Gomes, Ana Margarida Ferreira Galguinho de Almeida"
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- “Aprender é ocupar o cérebro com coisas essenciais” - conceções de ensino e aprendizagem no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Gomes, Ana Margarida Ferreira Galguinho de Almeida; Madureira, IsabelO presente relatório surge a partir de um exercício reflexivo e fundamentado, relativamente ao período de ação educativa, enquadrado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II. A sua elaboração teve como ponto de partida o Plano de Intervenção desenvolvido junto de uma turma do 4.º ano de escolaridade. O diagnóstico inicial permitiu identificar as potencialidades e fragilidades globais apresentadas por este grupo de alunos. Atendendo à diagnose, conceberam-se os objetivos a desenvolver ao longo do período de intervenção: participar ativamente na dinâmica da aula e nas aprendizagens; desenvolver a fluência leitora; melhorar as competências de escrita e desenvolver a comunicação e o raciocínio matemático. Ao longo do período de observação, verificou-se que o ensino-aprendizagem era orientado para a transmissão de conteúdos, subestimando, por conseguinte, o papel do aluno na construção do saber. As orientações teóricas preconizadas atualmente refletem um conceito de criança como autora e construtora do seu conhecimento, defendendo a imprescindibilidade de integrar os seus conhecimentos e experiências no processo de ensino. Tais considerações conduziram à realização de um estudo sobre as conceções de ensino e aprendizagem. A avaliação do plano de intervenção levado a cabo, que incidiu sobre as aprendizagens dos alunos e os objetivos gerais criados, pôs em evidência uma evolução satisfatória, particularmente nos parâmetros que concernem o envolvimento dos alunos nas diversas dinâmicas de sala de aula. Na investigação efetuada, verificou-se que os alunos detêm conceções acerca do processo ensino-aprendizagem consideravelmente aproximadas daquelas que, no dia-a-dia, vivenciam: para além de não considerarem a vertente lúdica como fator pertencente ao processo, têm a sua aceção de aprendizagem intrinsecamente relacionada com os modos expositivos e cumulativos. Desta forma, foi possível comprovar a influência que este contexto de ensino tem nos alunos nele inseridos.