Browsing by Author "Gomes, Ana Cláudia Barrenho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A literatura para a infância como promotora de atitudes inclusivas no 1.º ano do 1.º CEBPublication . Gomes, Ana Cláudia Barrenho; Gonçalves, CarolinaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nos últimos anos, tem havido uma preocupação crescente em desenvolver nos alunos atitudes de aceitação da diferença que levem à inclusão de todos. Na sociedade atual, a luta pelo fim da discriminação e do preconceito ganha notoriedade, sendo pertinente e necessário tratar o tema da inclusão junto das crianças. A literatura para a infância é um recurso privilegiado para o desenvolvimento de várias competências, e é o tema da presente investigação, com a designação: A literatura para a infância como promotora de atitudes inclusivas no 1.º ano do 1.º CEB. Neste estudo, pretendia-se apresentar e explorar obras literárias que abordassem questões como as diferenças físicas, culturais, a dificuldade de algumas crianças em fazer amigos, entre outros, com o objetivo de desenvolver nos alunos atitudes inclusivas baseadas na construção de valores e crenças típicos de uma sociedade inclusiva. Para levar a cabo a presente Investigação-Ação, foi aplicada uma entrevista semiestruturada em dois momentos diferentes: antes da exploração das obras de literatura para a infância e depois da intervenção. Como tal, foi possível verificar as aprendizagens adquiridas após a exploração das obras através da análise comparativa entre os dados recolhidos na primeira entrevista e na segunda. Os resultados obtidos demonstram uma relação positiva entre a literatura para a infância e a promoção de atitudes inclusivas, sendo que no final do estudo os alunos adquiriram conhecimentos relativamente ao conceito de inclusão, relativamente à necessidade de compreender aqueles que os rodeiam e as estratégias a utilizar com crianças excluídas em contexto escolar.