Browsing by Author "Gomes, Ana Carina Maria Ricardo"
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- Conceções e práticas dos professores acerca do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com DID na área da matemáticaPublication . Gomes, Ana Carina Maria Ricardo; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosA população escolar conta com a presença de alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) e a escola configura-se como o contexto privilegiado para estimular o desenvolvimento, a aprendizagem e a autonomia destes alunos. Neste percurso de desenvolvimento e autonomia, a aquisição de competências de Matemática revela-se uma ferramenta de extrema importância. Em conformidade, as estratégias pedagógicas utilizadas neste processo deverão auxiliar estes alunos a desenvolver competências que lhes permitam uma inclusão na sociedade e facilitem a sua transição para a vida ativa. Perante esta problemática, definimos como objetivo geral para a presente investigação, identificar e descrever as conceções e práticas dos professores do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, Ensino Regular e Especial, sobre o processo de ensino e aprendizagem de alunos com DID, na área da Matemática. Em conformidade identificamos como objetivos específicos: - Caracterizar as conceções dos professores sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com DID na área da matemática; - Descrever as práticas educativas e os recursos utilizados pelos professores dos alunos com DID no ensino da matemática; - Identificar as principais causas das dificuldades/ constrangimentos sentidos pelos professores no trabalho com alunos com DID. Tendo em conta o objeto de estudo, adotámos uma metodologia de natureza mista, e o questionário como técnica de recolha de dados. Os dados de natureza quantitativa foram tratados com recurso à análise estatística (descritiva e inferencial) e os dados de natureza qualitativa com recurso à análise de conteúdo. Para o efeito, inquirimos 56 professores do Ensino Básico, do Ensino Regular e Educação Especial dos distritos de Setúbal e Lisboa. Os resultados do estudo indicam que as conceções e práticas dos professores são influenciadas pela sua experiência profissional, pela experiência com alunos com DID e pela sua formação em Necessidades Educativas Especiais (NEE). Identificam-se perspetivas divergentes nos vários grupos de docentes face à inclusão destes alunos no Ensino Regular.