Browsing by Author "Ghira, Maria Madalena Figueira Coelho e Campos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A metáfora da viagem para uma visão artística do currículo do ensino profissional: experiências artísticas integradas em cursos de cuidados sociaisPublication . Ghira, Maria Madalena Figueira Coelho e Campos; Charréu, LeonardoEste estudo situa-se na área temática da educação artística em cursos do ensino profissional, e pretende contribuir para a construção de evidencias sobre o lugar das Artes na Educação como área promotora de qualidade de vida -; aprendizagem para a vida, vivida a partir de experiências artístico-expressivas integradas em trabalho de projeto que considerou as autorrepresentações e concetualizações percorridas pela subjetividade dos alunos. Esta viagem de aprendizagem, foi vivenciada numa metodologia que se quis comprometer com a aceção de uma escolaridade participada, pelo mapeamento de lugares de encontro e ressignificação do ambiente educativo, estendido ao espaço cultural, e buscou fundamentar a sua relevância a partir de uma visão de currículo para a leitura do mundo, numa lógica de fruição/contemplação, reflexão/observação, participação/comunicação. Participaram no estudo, grupos/turma do ensino profissional: Curso Técnico de Apoio à Infância, Curso Técnico de Apoio Psicossocial contando também com a presença do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde numa das ações desenvolvidas no projeto de intervenção. O estudo foi desenvolvido em projeto de investigação-ação e teve como objetivo compreender em que sentido a educação artística se relaciona com a aquisição de competências que se estabelecem numa perspetiva – educação para a vida –, num percurso que se fez percorrendo os conceitos de: qualidade, competência, compromisso e felicidade. Como opções metodológicas optou-se por uma abordagem qualitativa embora recorrendo também a tratamento de dados quantitativos, sempre integrados numa perspetiva qualitativa. Como técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados, foram utilizados: Observação sistemática e participante, questionários e análise documental, recorrendo depois à triangulação de técnicas de recolha de dados para assegurar a credibilidade dos resultados, bem como garantir a complexidade, riqueza e profundidade do estudo. A metodologia fez emergir linhas de reflexão, na voz dos alunos, sobre a sua relação com o sentido da sua própria escolaridade.
