Browsing by Author "Gaspar, Susana Rita Carvalho"
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- Ser mulher, aqui: teatro, género e comunidadePublication . Gaspar, Susana Rita Carvalho; Falcão, Miguel; Vasques, EugéniaEste projeto de intervenção, inscrito na abordagem qualitativa e no quadro teórico-prático da investigação-ação, foi realizado na Tapada das Mercês, no concelho de Sintra, com um grupo de mulheres moradoras nessa comunidade, em colaboração com o grupo informal Clube das Mulheres. A motivação e o ponto de partida para a conceção e a realização deste estudo foram sistematizados na questão orientadora: “De que forma pode o teatro contribuir para uma valorização pessoal de cada mulher e para uma reflexão sobre um sentido de pertença a uma comunidade?”, da qual decorreu a definição dos três objetivos gerais do projeto: (1) Proporcionar o desenvolvimento da criatividade e do conhecimento do teatro enquanto linguagem artística; (2) Propiciar o aprofundamento do conhecimento de si e da comunidade, a partir das suas próprias histórias de vida e da realidade envolvente; e (3) Promover práticas de afirmação em contextos de proximidade, através da atividade artística, visando a valorização da mulher na sociedade. O tema, os objetivos e o design do estudo assentam nos conceitos de “teatro”, “género” e “comunidade”, que são teoricamente enquadrados à luz do pensamento e de propostas de autores como Bidegain (2007), Bottoms & Goulish (2007), Butler (2007), Cixous (1976), Rich (1984) e Wall & Amâncio (2007). O plano de intervenção integrou a concretização de 26 sessões de trabalho regulares, durante seis meses consecutivos, durante os quais o grupo participou num processo, tematicamente, centrado na discussão de tópicos relativos à igualdade de género e à participação comunitária e, estruturalmente, assente em atividades radicadas na linguagem teatral, que culminou com uma apresentação pública. As principais técnicas de recolha, tratamento e discussão de dados foram, respetivamente: entrevistas e registos naturalistas sistemáticos através de diário de bordo; análise de conteúdo das entrevistas, tratamento de dados dos diários de bordo e de registos escritos das participantes; e triangulação de resultados. Os resultados deste estudo permitem concluir que o teatro foi uma escolha adequada para refletir sobre os conceitos de comunidade e género, enquanto atividade artística facilitadora da concretização dos objetivos do projeto.