Browsing by Author "Gaspar, Raquel da Mota"
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- Erros de base fonológica ao nível dos dígrafos no início da escolaridade obrigatória: percurso de investigação-açãoPublication . Gaspar, Raquel da Mota; Ferreira, PatríciaO desenvolvimento e o conhecimento fonológicos são competências fundamentais na aprendizagem da leitura e da escrita, devendo tarefas que os impulsionem, ser anteriores e concomitantes relativamente à introdução das unidades do código alfabético como medida de prevenção para o insucesso e de dificuldades. O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, para obter o grau de mestre no curso Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à intervenção desenvolvida em dois contextos de estágio e a segunda relativa ao estudo desenvolvido com uma turma de 1.º ciclo, subordinado ao título “Os erros de base fonológica ao nível dos dígrafos, no início da escolaridade obrigatória”. Tendo sido esta a temática selecionada, o presente estudo tem como objetivos (i) Categorizar os desvios ortográficos de base fonológica; (ii) verificar a influência de uma sequência didática sobre a representação ortográfica de dígrafos; (iii) aferir a capacidade de mobilização de conhecimento ortográfico sobre os dígrafos em situações de escrita. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se uma investigação-ação, envolvendo uma turma de 2.º ano, estando a instituição localizada na região de Lisboa. Como processos de recolha de dados, recorreu-se à observação direta e participante em sala de aula, tendo sido privilegiada a análise do conteúdo de modo a interpretar e tirar conclusões sobre os resultados obtidos. Os resultados desta investigação mostram que muitos dos desvios ortográficos apresentados pelos alunos são de origem fonológica, incluindo ao nível da substituição e omissão de dígrafos. Estas ocorrências podem dever-se ao facto de a consciência fonológica não estar totalmente desenvolvida, levando à dificuldade em distinguir auditivamente os sons, mas também devido ao desconhecimento de normas ortográficas.