Browsing by Author "Gaspar, Diana da Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O site-specific como abordagem pedagógica criativa na disciplina de Práticas Complementares de Dança com alunos do 4º ano do Conservatório de Música da JobraPublication . Gaspar, Diana da Costa; Marques, Ana SilvaCom base numa Investigação-ação pretendeu-se com o Estágio Profissionalizante, subjacente ao documento apresentado, evidenciar a possibilidade e a importância da utilização de espaços não convencionais à dança com vista ao desenvolvimento das capacidades criativas dos alunos do Ensino Artístico Especializado em Dança, mais concretamente na Disciplina das Práticas Complementares de Dança, com uma turma de 4ºano no Conservatório de Música da Jobra, no ano letivo de 2017/2018. A elaboração deste Relatório de Estágio respeitou as orientações previstas no Regulamento do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, e pretende evidenciar a Prática Pedagógica desenvolvida. A partir da temática de Site-Specific pretendeu-se, como objetivo central do estágio desenvolvido, promover o desenvolvimento das competências criativas dos alunos envolvidos com base no despertar das suas capacidades de perceção espacial e sensorial de um espaço específico não convencional à dança na perspetiva de ampliar o seu conhecimento sobre a temática abordada e estimular os alunos a desenvolverem um processo criativo, de Composição Coreográfica, que possibilitou um produto criativo que foi apresentado publicamente nos diferentes espaços vivenciados nas aulas durante o período de estágio e que decorreram no espaço da Escola Cooperante. Durante o desenvolvimento do estágio, como metodologia de investigação, recorreu-se a técnicas de recolha de dados, tais como a observação estruturada, dois questionários (inicial e final), o diário de bordo, e em complemento, recorreu-se ao registo audiovisual, procedimentos que possibilitaram quer a reflexão na continuidade dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos, quer no permitir do atingir de uma análise final e conclusão dos resultados obtidos, no final de todo o processo desenvolvido.
