Browsing by Author "Garcia, Sara"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uma perspetiva sobre o ensino da composição coreográfica com alunos de 8º ano do Ginasiano Escola de DançaPublication . Garcia, Sara; Xavier, MadalenaO presente Relatório de Estágio desenvolve-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Tem como foco o trabalho desenvolvido em aulas de Composição com a turma 8ºA de ensino artístico especializado em dança do Ginasiano Escola de Dança durante o ano letivo 2020/21. O processo de investigação centrou-se na experimentação de um método para o ensino dos conteúdos da disciplina de Composição, tendo como base o recurso a ferramentas como a observação, a análise e reflexão crítica e a utilização de diferentes estímulos para a composição coreográfica, salientando-se a multiplicidade de abordagens e estratégias adotadas nalgumas obras coreográficas por diferentes criadores do panorama contemporâneo nacional e internacional, às quais se recorreu para formulação de paralelismos que enquadrassem e organizassem os conteúdos programáticos em estudo. Durante o período de lecionação autónoma, investiu-se na criação de uma plataforma de ensino-aprendizagem de aproximação às estratégias de pesquisa e às práticas coreográficas em contexto profissional, tendo-se como base o conceito de bailarino-intérprete-criador. Deste modo, a proposta adotada reforça a premissa de uma necessária proximidade entre o ensino e a prática profissional durante o percurso de formação do bailarino. O projeto visou, também, o aprofundamento de competências de exploração individual, perspetivando-se um acréscimo de autonomia e a contribuição para a construção de um percurso singular do aluno. A metodologia utilizada ao longo deste projeto foi a investigação-ação e os instrumentos de recolha de dados para o efeito foram: o caderno do investigador, as rondas de discussão, o registo audiovisual e o questionário.