Browsing by Author "Garcia, Margarida Silvestre"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O feedback colaborativo como promotor de competências de oralidade numa turma do 4º anoPublication . Garcia, Margarida Silvestre; Tempera, Tiago Bruno CorreiaO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho visa descrever e analisar de forma reflexiva a prática pedagógica desenvolvida com uma turma do 4.º ano do 1.º CEB e com duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. Apresenta-se, igualmente, a investigação realizada durante a intervenção na turma de 4.º ano de escolaridade. Considerando o impacto e importância que a forma como nos expressamos pode ter na vida atual e futura das crianças e a relevância de refletirmos sobre o trabalho que desenvolvemos, foi desenvolvida uma investigação cuja problemática orientadora foi a seguinte: De que forma o feedback dado pelo professor ou entre pares pode contribuir para uma autorregulação das apresentações orais dos alunos? No âmbito da investigação, foram criadas rubricas de avaliação que tinham como objetivo ajudar os alunos na autorregulação dos momentos de apresentações orais e, por conseguinte, contribuir para o desenvolvimento de competências de expressão oral. Face ao objeto de estudo, optou-se por um estudo exploratório, de natureza qualitativa, com recurso à observação participante, observação indireta e análise estatística das rubricas aplicadas. Os resultados do estudo permitem confirmar que o feedback dado pelo professor e pelos colegas, através das rubricas, foi fundamental para melhorar a autorregulação e as competências de expressão oral dos alunos. O acesso a critérios claros ajudou-os a estruturar e orientar as suas apresentações. As ações concretas indicadas nas rubricas mostraram aos alunos o que precisavam dominar para alcançar os objetivos. Isso contribuiu significativamente para o seu desenvolvimento.
