Browsing by Author "Gamboa, Joana Isabel Crispim"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os contributos de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemáticaPublication . Gamboa, Joana Isabel Crispim; Brunheira, LinaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste é feita uma breve descrição e análise crítica das práticas pedagógicas desenvolvidas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico e, é ainda apresentado, um estudo investigativo desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico subordinado ao tema os contributos de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática. O estudo desenvolvido decorre da pertinência do tema, do interesse pessoal da investigadora e da fragilidade detetada num grupo de 20 crianças do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico – a dificuldade e resistência em explicitar a forma como pensavam na resolução de determinada tarefa matemática, não tirando partido das potencialidades de explicar e justificar os seus raciocínios, bem como de argumentar, de questionar e de discutir. Esta investigação visa perceber quais os contributos de uma Gallery Walk para potenciar as representações matemáticas e a argumentação e discussão matemática. Para o estudo optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, no âmbito da investigação-ação. A intervenção decorreu ao longo de cinco sessões, com a implementação de um problema da semana que os alunos deveriam resolver, apresentar num poster, analisar e tecer comentários ao poster dos colegas e por fim, apresentar e discutir com toda a turma. Os resultados foram analisados com foco: (i) na classificação de representações matemáticas; (ii) no discurso matemático dos alunos durante a discussão; (iii) nos tipos de comentários aos posters. Foi notória a preocupação dos alunos na escolha do tipo de representação e na elaboração dos posters pelo facto de estes irem ser comentados pelos colegas. No momento das apresentações, desenrolaram-se discussões matemáticas em que os alunos explicaram e argumentaram sobre as suas estratégias tendo em vista os comentários colocados nos posters durante a Gallery Walk. Assim, é possível afirmar que a Gallery Walk potencia a utilização de representações matemáticas diversificadas e adequadas à tarefa e despoleta discussões matemáticas significativas, ou seja, é uma estratégia que favorece a comunicação matemática.