Browsing by Author "Gama, Maria Marta de Oliveira Pinto Martins da"
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- “A primeira regra é... ser amigos!” (Matilde, 5 anos) desafios da inclusão entre pares e a construção de relações sociais no espaço do recreioPublication . Gama, Maria Marta de Oliveira Pinto Martins da; Tomás, Catarina AlmeidaO relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II que decorreu numa sala de jardim de infância num agrupamento de escolas em Lisboa. O relatório retrata o percurso traçado durante os quatro meses de intervenção pedagógica, o desenvolvimento de uma atitude investigativa e a construção da identidade profissional. Assim, inicialmente é apresentada ao/à leitor/a uma caracterização do contexto e dos atores, que fundamenta a ação pedagógica, complementando-a com as intencionalidades para a ação. No capítulo da construção da profissionalidade é realizada uma reflexão sobre o processo de intervenção, a investigação desenvolvida e ainda algumas considerações sobre o por detrás deste processo. O relatório possui uma componente investigativa, incidindo sobre a inclusão entre pares e a construção de relações sociais no espaço do recreio. Tendo como objetivo principal compreender como é que são construídos os relacionamentos e a organização social entre pares, procurou-se analisar as conceções da educadora cooperante sobre a temática, cruzando as mesmas com as práticas pedagógicas desenvolvidas e com os dizeres que as crianças possuíam sobre o tema. A investigação conduzida foi desenvolvida com um quadro teórico que cruza as Ciências da Educação e a Sociologia da Infância. Metodologicamente trata-se de uma investigação qualitativa e de um estudo de caso. Para a recolha de dados, foram utilizadas várias técnicas como a observação, conversas informais, entrevistas focalizadas de grupo às crianças da sala e ainda uma entrevista semiestruturada realizada à educadora cooperante. A análise e discussão dos dados revelou a importância do espaço do recreio enquanto lugar das e para as crianças, palco e microssistema das suas relações e ordem social. Além disso, a pesquisa evidenciou a complexidade das relações sociais, que refletem uma microssociedade com critérios específicos nas suas relações. O brincar traduz-se numa arena política (Ferreira, 2004) onde se definem as ordens sociais.