Browsing by Author "Gabriel, Sofia Alexandra da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel do adulto na gestão emocional da vida em grupo: conceções dos adultos e crianças da sala azulPublication . Gabriel, Sofia Alexandra da Silva; Dias, JoanaO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Considerado um documento reflexivo, caracteriza a prática pedagógica vivenciada ao longo de quatro meses, numa sala de jardim de infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Deste modo, pretendo descrever, fundamentar, analisar e avaliar a prática desenvolvida neste contexto educativo, especificamente, a caracterização do contexto educativo e dos respetivos intervenientes, as intenções definidas para a prática, a investigação desenvolvida e, consequentemente, a construção da minha profissionalidade enquanto futura educadora de infância. No decorrer da PPS II, surgiu o interesse em realizar uma investigação sobre o papel do adulto na gestão emocional da vida em grupo, com os seguintes objetivos de investigação: (i) Compreender as conceções dos participantes sobre os conceitos de empatia e entreajuda; (ii) Compreender as conceções da equipa educativa sobre o papel das suas ações, especificamente as atitudes de cuidado e empatia, na vida do grupo de crianças; (iii) Identificar situações de empatia e entreajuda no grupo de crianças. No sentido de encontrar respostas para os objetivos definidos, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa, cujas técnicas de recolha de dados foram a observação direta participante, a entrevista semiestruturada e o grupo de discussão, materializadas em instrumentos como notas de campo e os guiões das entrevistas e do grupo de discussão. Os resultados do estudo revelam atitudes empáticas e de entreajuda entre as crianças, assim como, diferentes conceções sobre os conceitos de empatia e entreajuda, por parte dos adultos participantes. Os resultados revelam ainda estratégias utilizadas pelos adultos para o desenvolvimento socioemocional das crianças e para a gestão emocional do grupo.