Browsing by Author "Freitas, Sofia Alexandra dos Santos Bento Mendes"
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- Contributo dos grupos cooperativos do movimento da escola moderna para o desenvolvimento profissional de educadores de infânciaPublication . Freitas, Sofia Alexandra dos Santos Bento Mendes; Lino, DalilaO presente estudo pretende compreender o modo como os grupos cooperativos do Movimento da Escola Moderna (MEM) contribuem para o desenvolvimento profissional dos seus elementos. Surgiram então as seguintes questões: 1) Como conheceram estes educadores de infância o MEM, as práticas e o modelo pedagógico do MEM? 2) Quais as motivações iniciais destes profissionais ao integrarem o grupo cooperativo? 3) Como é que se gere e organiza a formação no seio do grupo cooperativo? 4) Como descrevem estes educadores a sua intervenção no grupo cooperativo? 5) Quais as razões identificadas pelos educadores de infância para a permanência no grupo cooperativo? 6) Quais os efeitos das aprendizagens realizadas no contexto do grupo cooperativo sobre a prática destes educadores? 7) De que forma o trabalho realizado no grupo cooperativo contribui para o desenvolvimento profissional dos educadores de infância? 8) Quais os contributos que a presença de um supervisor pode trazer para o grupo cooperativo? A revisão de literatura centrou-se na definição de desenvolvimento profissional, os modelos existentes e o papel da reflexão como potenciador do desenvolvimento profissional dos docentes, continuando pelo tipo de culturas existentes nas escolas, sendo que o desenvolvimento profissional pode ser potencializado pelas culturas colaborativas, onde se inserem a aprendizagem cooperativa e as comunidades de prática. Este tipo de culturas são muito importantes para entender o Movimento da Escola Moderna, bem como as estruturas de autoformação cooperada em que se inserem os grupos cooperativos. Para finalizar, como se pretende compreender a importância da presença de um supervisor dentro do grupo cooperativo importou também compreender o que é a supervisão e quais as características de um bom supervisor. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso, que potencia um conhecimento mais aprofundado sobre a temática em estudo, utilizando como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada e a posterior análise de conteúdo e interpretação dos resultados. Como resultados relevantes podemos mencionar que os participantes ao entrar no MEM sentiram-se mais seguros e acompanhados no seu caminho, a entrada para o grupo cooperativo foi um caminho natural no seu percurso dentro do MEM e tem um impacto muito importante no desenvolvimento e melhoria das suas práticas, relembrando sempre a importância dada pelos participantes à reflexão, que ocorre dentro e fora dos grupos cooperativos, mas que é potencializada por estes. A permanência no grupo cooperativo, para estes participantes centra-se sobretudo na riqueza da partilha das suas práticas.