Browsing by Author "Freitas, Liliana Sofia Florêncio"
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- Laboratório gramatical digital: desenvolver competências metafonológicas em torno do acento fonológico em português europeuPublication . Freitas, Liliana Sofia Florêncio; Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo PereiraO nosso quotidiano tem sofrido várias alterações, uma vez que já não sabemos viver sem tecnologia. Também o dia-a-dia da escola tem sido alterado com a implementação das tecnologias em sala de aula, sendo esta uma mais-valia em certos domínios, nomeadamente, ao nível da motivação dos alunos. Por outro lado, o desenvolvimento de competências metalinguísticas dos alunos é um desafio para a escola, dado que, frequentemente, implica a conceção de percursos didáticos que não se encontram disponíveis em manuais ou em outros recursos didáticos. Neste âmbito, a perceção do acento fonológico em Português afigura-se como uma fragilidade de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico que requer uma abordagem centrada na descoberta do funcionamento da língua e na promoção do desenvolvimento de competências metafonológicas dos alunos. Centrando-se no domínio do ensino/aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico, este projeto tem como objetivo contribuir para a conceção, desenvolvimento, implementação e avaliação de um recurso educativo digital que promova o desenvolvimento de competências metafonológicas dos alunos em torno do acento fonológico em Português Europeu. O desenvolvimento do recurso educativo digital seguiu o modelo conceptual do Design Instrucional, mais precisamente do modelo ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation). Este recurso foi testado com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo sido gravados vídeos com a interação, que foram posteriormente analisados segundo uma metodologia heurística. Os resultados revelam que o recurso educativo digital desenvolvido atende a padrões de qualidade: para além de ser apelativo, combina som, imagem e vídeo, disponibilizando um percurso alternativo à abordagem tradicional do acento fonológico em sala de aula. A aplicação da análise heurística correu como planificado e permitiu confrontar a concepção do recurso concebida pela equipa de investigação, e planificada no guião multimédia, com a utilização do recurso por parte do seu públicoalvo. A condução destes testes forneceu um conjunto de dados que permitiram corrigir e ajustar algumas propostas iniciais, assim como identificar alguns erros de programação.