Browsing by Author "Freitas, Bruno Miguel"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento da resistência aeróbia na disciplina de técnica de dança contemporânea na turma de 5.º ano do curso básico de dança do Conservatório Regional Silva MarquesPublication . Freitas, Bruno MiguelO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, ao longo do ano letivo 2019/2020. A prática da qual se tece esta exposição e reflexão, decorreu no Conservatório Regional Silva Marques, no contexto da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea e teve como público-alvo uma turma do 5.º ano do ensino Artístico Especializado de Dança, composta por 8 alunas com idades entre os 14 e 15 anos. Durante a formação de um bailarino, existe um enorme foco no trabalho técnico, o que promove uma desvalorização do desenvolvimento da condição física. Assim sendo, quando avaliadas as capacidades condicionais de um bailarino, são denotadas algumas fragilidades. Deste modo, esta prática de estágio teve como objetivo principal o desenvolvimento da resistência aeróbia a partir das aulas de técnica de dança contemporânea. Para promover tais desenvolvimentos foram implementadas estratégias relacionadas com a gestão do tempo passado em atividade e em repouso e foram também integrados alguns exercícios com particularidades do treino aeróbio (como por exemplo a corrida). Também se pretendeu verificar, se o desenvolvimento da resistência aeróbia tem repercussões positivas no desempenho técnico das alunas. No sentido de dar resposta às curiosidades acima apresentadas, adotou-se os procedimentos metodológicos de uma Investigação-Ação. Como instrumentos de recolha de dados foram selecionados: Grelhas de observação; o Yoyo intermitent recovery test; estratégia de avaliação da resistência aeróbia especifica à dança; questionário; e o diário de bordo. Os resultados obtidos demonstram que foi possível a partir das estratégias metodológicas implementadas, promover adaptações aeróbias em todas as alunas. Contudo, não foi claro se estas adaptações tiveram influência no desempenho técnico das alunas. Assim infere-se que o treino complementar aeróbio foi fundido com sucesso à disciplina de técnica de dança contemporânea.