Browsing by Author "Franco, Diana Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEBPublication . Franco, Diana Rodrigues; Valente, BianorA atuação de leigos perante situações de acidente e emergência médica é uma realidade pouco comum em Portugal. Defende-se que a aprendizagem de Primeiros Socorros, desde cedo, aumenta a probabilidade de atuação enquanto adultos. O presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento de estratégias que efetivem a aquisição de conhecimentos, atitudes e competências no âmbito do Suporte Básico de Vida em duas turmas do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira fase, foi realizada a visita ao quartel dos bombeiros voluntários de Sintra para que os alunos contactassem com vocabulário específico em contexto e por outros intervenientes que não o investigador, permitindo tomarem consciência da atuação destes em diversas situações. Numa segunda fase, foi aplicado um questionário para verificar os conhecimentos prévios dos alunos quanto ao Suporte Básico de Vida. Posteriormente, foi realizada a intervenção pedagógica-didática, cujas dinâmicas de ensino e aprendizagem se focaram na componente teórica, com suporte em vídeo e esquemas, e na componente prática com a exemplificação do procedimento por parte da investigadora. Numa quarta fase, foi possibilitado aos alunos que praticassem os conteúdos com recurso a manequins e com feedback por parte da investigadora ou de elementos dos bombeiros, sendo depois avaliados em bancas práticas com recurso a grelha de avaliação. A última fase consistia na implementação de um questionário para verificar a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos após a intervenção. A investigação pretendia comparar o impacto da componente prática e da duração da mesma na aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos permitem verificar que a componente prática, assim como a avaliação prática, permite aos alunos uma aprendizagem significativa e correta dos conteúdos de SBV.