Browsing by Author "Francisco, Ana Teresa Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- “Participar é fazer uma coisa que os outros pedem”. Representações das crianças e intervenção pedagógica da estagiária sobre (não) participação numa sala de JIPublication . Francisco, Ana Teresa Gomes; Tomás, Catarina AlmeidaEste relatório foi realizado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) e explicita o trabalho que foi desenvolvido numa sala com crianças dos quatro aos seis anos de idade. Na construção deste relatório procurei (i) descrever e analisar esse processo, explicitando motivações, dificuldades e situações que surgiram, não só na relação com o grupo de crianças, mas também com os/as adultos/as envolvidos/as; (ii) apresentar evidências do trabalho que foi desenvolvido com esses atores; (iii) descrever as opções pedagógicas, fundamentando-as e relacionando-as com os saberes e conhecimentos adquiridos no meu percurso académico, refletindo sobre a sua materialização. Por último, foi também objetivo, (iv) desenvolver uma atitude investigativa na sua relação com ação pedagógica. Para o efeito, desenvolvi uma investigação que possibilitasse refletir sobre e no percurso e poder modificá-lo. A (não) participação das crianças numa sala de JI foi o tema da investigação em que são esclarecidos conceitos e onde evidencio a influência do adultocentrismo na prática de participação infantil. Continuamos, atualmente a promover práticas baseadas numa hierarquia de poder em que a criança faz escolhas totalmente condicionadas pelo adulto, sendo vista como um ser que não tem competências suficientes para poder decidir. Como e quando estarão as escolas (e os restantes adultos da sociedade) preparadas para proporcionar lugares de tomada de decisão às crianças nos espaços que frequentam e sobre os quais tem, por isso mesmo, direitos?