Browsing by Author "Fragoso, Joana Vidal"
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- “Os animais são tipo nós…” (Madalena, 4 anos) as inter-relações sociais entre crianças, animais e educação de infância: um estudo de caso no jardim de infânciaPublication . Fragoso, Joana Vidal; Tomás, CatarinaO relatório que aqui se apresenta foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) do 2.º ano de Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, que decorreu num Jardim de Infância (JI) da rede privada em Lisboa, com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, no período entre 2 de outubro de 2023 e 31 de janeiro de 2024. No presente relatório, começo por caraterizar, de forma reflexiva, o contexto educativo onde decorreu a PPS II, numa perspetiva de educadora-estagiária, apresentando e descrevendo o caminho trilhado durante os quatro meses de intervenção educativa e pedagógica. Pretendo, ainda, partilhar o caminho percorrido em torno da problemática central desta investigação: as inter-relações sociais entre crianças, animais e educação de infância. Recorrendo à Pedagogia da Infância, Sociologia da Infância e aos Human-Animal Studies, o presente estudo tem como objetivo analisar os discursos das crianças acerca das suas relações com os animais, sustentando-se na proposição de que tais relações podem ser analisadas dentro do contexto social e relacional da vida das crianças. Do ponto de vista metodológico, a investigação assume uma natureza qualitativa, com a adoção de técnicas metodológicas de recolha e análise de dados congruentes com o objeto em estudo e com os pressupostos epistemológicos, teóricos, metodológicos e éticos da investigação com crianças. Ao longo da PPS II foi também desenvolvido um projeto de intervenção intitulado “Animais Abandonados”, através do qual foi possível observar o interesse e os modos como as crianças se posicionavam sobre os animais. A análise e discussão dos dados evidenciou que a natureza relacional das interações entre crianças e animais pode enriquecer substancialmente a nossa compreensão sobre a vida das crianças. Além disso, abre novas perspetivas sobre o papel dos animais na vida social das crianças, promovendo uma práxis pedagógica mais consciente dessas interações. Esta abordagem possibilita a conceção de uma educação de infância mais sensível e atenta às relações entre crianças e animais.