Browsing by Author "Fontes, Joana Isabel Ferreira Carvalho"
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- Faz de conta: do olhar dos educadores ao brincar das criançasPublication . Fontes, Joana Isabel Ferreira Carvalho; Nunes, ClarisseO presente documento reporta o relatório da Prática Profissional Supervisionada (PPS) Módulo II, que decorreu entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020 em valência de jardim de infância, com 25 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. O relatório visa apresentar de forma reflexiva e fundamentada o trabalho e percurso desenvolvidos na prática educativa, tendo em conta as intencionalidades educativas definidas para a ação pedagógica, o processo de investigação decorrente da análise de uma problemática emergente no contexto educativo e analisar o percurso feito nos dois módulos da PPS caraterizando a minha identidade profissional enquanto educadora de infância. As crianças demonstraram capacidade para reproduzir vivências do dia a dia em brincadeiras de faz de conta. Esta circunstância suscitou o interesse em investigar as caraterísticas destas brincadeiras e de que maneira as crianças se envolviam nessas brincadeiras, considerando os recursos que utilizavam e como os exploravam, e quais os fatores condicionantes dessas brincadeiras. Esta investigação, de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso intrínseco procurou: (i) Conhecer as perceções dos educadores de infância sobre as brincadeiras de faz de conta e as práticas que desenvolvem a este nível no contexto de educação pré-escolar; (ii) Entender o destaque que as crianças conferem às brincadeiras de faz de conta no contexto de jardim de infância e (iii) Caraterizar o modo como as crianças em idade pré-escolar se envolvem nas brincadeiras de faz de conta. Participaram neste estudo 25 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos e três educadoras de infância da instituição. Os dados foram recolhidos através da/o: (i) observação naturalista; (ii) questionário aberto às três educadoras de infância; (iii) entrevista aberta às crianças e (iv) pesquisa documental. Os resultados mostram que na opinião das educadoras de infância, as brincadeiras de faz de conta promovem o desenvolvimento da criança a diversos níveis e que estas profissionais recorrem as estratégias de natureza organizativa e relacional para promover este tipo de brincadeiras. No que concerne ao destaque que as crianças conferem a estas brincadeiras, os resultados demonstram que os meninos preferem áreas dos jogos e as meninas áreas de faz de conta (casinha e supermercado). Quando as crianças brincam ao faz de conta a modalidade que mais utilizam é o brincar em grupo, e as interações estabelecidas entre elas são maioritariamente de natureza positiva. Os brinquedos / materiais que mais utilizam são os de natureza simbólica, apesar de usarem também recursos de natureza construtiva e diversa. Nem a idade das crianças nem os recursos tiveram influência na forma como as crianças brincaram. Já o género parece exercer influência nas brincadeiras, bem como o contexto familiar das crianças.