Browsing by Author "Fontes, Ana Rita Rodrigues"
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- “Os adultos podem ser iguais [às crianças], só são um bocadinho maiores.” (Maria, 6 anos) – participação das crianças: um estudo de casoPublication . Fontes, Ana Rita Rodrigues; Tomás, Catarina AlmeidaO presente documento reporta para o relatório investigativo realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), presente no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Lisboa. Esta prática decorreu num período entre 17 de outubro de 2022 a 03 de fevereiro de 2023, na valência de Jardim de Infância (JI), com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 4 e 6 anos, e numa instituição que se rege pelo modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM). O mesmo pretende caraterizar a prática pedagógica reflexiva que desenvolvi, bem como a componente investigativa que decorre da mesma. A problemática desta investigação - Os adultos podem ser iguais [às crianças], só são um bocadinho maiores.” (Maria, 6 anos) – Participação das Crianças: um estudo de caso – surge com a intenção de relacionar as observações feitas em contexto de prática no que concerne à participação das crianças, com as conceções e relevância atribuída pelas adultas da sala (educadora e auxiliar de ação educativa) e diretora, bem como as opiniões e perspetivas das crianças sobre este tema, relativamente à sua prática na Organização Socioeducativa (OS). Metodologicamente esta investigação assume uma natureza qualitativa, tendo optado como técnicas de recolha de dados a observação e a entrevista semiestruturada. Posteriormente procedeu-se à análise de conteúdo. Esta investigação permitiu conhecer a importância atribuída à participação das crianças por parte da equipa educativa, e como a mesma é promovida a OS, demonstrando o impacto que a prática através do modelo pedagógico MEM tenderá a influenciar positivamente o modo e nível de participação das crianças dentro da instituição e na/com a comunidade envolvente. Como término deste relatório, o último capítulo debruça-se sobre a construção da profissionalidade, espelhando uma reflexão sobre que educadora quero ser daqui em diante, transparecendo as questões e conceções que construi ao longo deste trabalho investigativo.
