Browsing by Author "Fonseca, Ana Maria"
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- O crowdfunding as a way to finance investigative journalism in PortugalPublication . Fonseca, Ana Maria; Diz, Henrique; Dos Santos, Maria José Palma LampreiaO presente artigo analisa o crowdfunding aplicado ao jornalismo de investigação como alternativa aos modelos tradicionais de financiamento jornalístico em Portugal. O principal objetivo é inferir sobre as potencialidades de desenvolvimento do crowdfunding como financiamento do jornalismo de investigação português. Para esse efeito, com base em investigação empírica, contextualiza-se o crowdfunding, analisam-se as causas e as consequências do decréscimo acentuado do jornalismo de investigação português, bem como os seus impactos, e analisa-se, com base na metodologia estudo de caso, uma plataforma portuguesa dedicada a acolher projetos jornalísticos. Como principais resultados, salientam-se a ainda incipiente capacidade empreendedora dos jornalistas em Portugal e a necessidade futura dos seus programas curriculares no ensino superior em Portugal incluírem unida- des curriculares de economia e de empreendedorismo na sua formação académica ao nível de licenciatura mestrado e doutoramento, de forma a aumentar o potencial empreendedor do jornalista nos tempos atuais e de se desenvolver o jornalismo de investigação.
- Crowdfunding como modelo de financiamento alternativo para o jornalismo de investigação: o case study Português do I Fund NewsPublication . Fonseca, Ana Maria; Diz, Henrique; Dos Santos, Maria José Palma LampreiaA crise que se abateu desde há vários anos sobre o jornalismo de investigação, cujas origens se devem, principalmente, a razões financeiras, conduziu a uma diminuição drástica de recursos humanos nas redações, levando a uma consequente quebra do jornalismo de investigação, que implicou além do desemprego de muitos jornalistas experientes, uma diminuição da qualidade da informação e consequente empobrecimento e redução do jornalismo de investigação. O crowdfunding com as suas dinâmicas muito próprias pode revelar-se uma alternativa aos modelos tradicionais de financiamento jornalístico, gerando até uma nova dinâmica, como acontece já em alguns países. Assim, o presente trabalho tem como principais objetivos analisar o crowdfunding de forma a inferir as suas potencialidades no financiamento do jornalismo de investigação. Para esse efeito analisa-se o case study de uma plataforma portuguesa dedicada a acolher projetos jornalísticos, de forma a inferir sobre as futuras potencialidades de desenvolvimento e limitações.