Browsing by Author "Ferreira, Sara Filipa Oliveira Carvalho"
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- Ensino reflexivo da gramática no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Sara Filipa Oliveira Carvalho; Ferreira, PatríciaO presente relatório encontra-se dividido em duas partes – uma primeira, que descreve e analisa as práticas decorrentes da Prática de Ensino Supervisionada II, e uma segunda, na qual se apresenta o estudo empírico desenvolvido na valência de 1.º CEB. O estudo surgiu a partir da observação realizada em contexto, da qual resultou a sinalização de fragilidades e potencialidades que conduziu à definição de um plano de ação. A partir deste, realizou-se um estudo subordinado ao tema Ensino Reflexivo da Gramática no 1.º CEB, enquadrado no projeto de investigação Abordagem Indutiva e Reflexiva da Gramática: Percursos de Investigação, Formação e Intervenção (G-LAB) (PI&CA2021). Este estudo assenta nos princípios metodológicos de uma investigação-ação, sustentados por um paradigma interpretativo e assume uma natureza qualitativa. As técnicas, procedimentos e instrumentos de recolha de dados foram a observação participante, a pesquisa e análise documental, as notas de campo, as grelhas de observação e o laboratório gramatical. O estudo contou com uma fase inicial de recolha de dados, a implementação de uma sequência didática e uma recolha final de dados. Definiu-se, como objetivos gerais, (i) Caracterizar a grafia das formas verbais com e sem pronominalização (gosta-se/gostasse); (ii) Aferir o nível de mobilização do conhecimento gramatical construído para situações escritas; e (iii) Compreender de que forma a utilização de percursos reflexivos e indutivos influencia a proficiência escrita dos alunos. Com este estudo, apuraram-se os seguintes resultados: (i) as formas verbais pronominalizadas com pronome reflexivo -se e as formas verbais no pretérito imperfeito do conjuntivo são objeto frequente de desvios linguísticos, ortográficos; (ii) a mobilização do conhecimento gramatical para outras competências da língua é pouco consistente, quando realizada de forma autónoma, sem explicitação prévia por parte do professor; (iii) o ensino reflexivo da gramática prova-se eficaz, sendo, todavia, importante um trabalho precoce e contínuo assente neste paradigma.