Browsing by Author "Ferreira, Rui Manuel Francisco"
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- Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um percurso inclusivo apoiado na integração curricularPublication . Ferreira, Rui Manuel Francisco; Leite, Teresa; Dias, AlfredoO empreendedorismo pressupõe o desenvolvimento do espírito empreendedor num indivíduo, caraterizado por capacidades de autoconfiança, assunção de riscos, iniciativa, avaliação, energia, resiliência, planeamento, organização, criatividade, inovação, relacionamento interpessoal e comunicação. Ao buscar uma resposta educativa diferente da tradicional, que permitisse aos alunos prepararem-se para a realidade dos nossos tempos, enfrentarem um futuro incerto em termos de oferta de trabalho e, alternativamente, prepará-los para a possibilidade de criarem o próprio emprego, surgiu o Projeto de Empreendedorismo e Literacia Financeira (Projeto E.L.F.). O Projeto E.L.F. foi estruturado de maneira a permitir uma integração curricular do empreendedorismo com os currículos do 1.º Ciclo, trabalhando as competênciaschave do empreendedorismo nos alunos, enquanto os preparava academicamente com uma abordagem dos conteúdos aliada à sua funcionalidade prática. Esta metodologia foi aplicada através de cenários e experimentações concretos, assente no trabalho com parceiros e comunidades educativas, onde os alunos podiam treinar os passos a dar na criação e manutenção de miniempresas. Desta forma, ao mesmo tempo que aplicavam as aprendizagens escolares, desenvolviam traços de personalidade comuns aos empreendedores, dinâmicas de trabalho de grupo e hábitos de tomadas de decisão informadas preparando-os para enfrentarem tanto o seu percurso académico, como o seu percurso de vida. O presente estudo visa determinar se um projeto de integração curricular no primeiro ciclo pode contribuir para o desenvolvimento de competências associadas ao empreendedorismo. O estudo recorre a uma metodologia predominantemente qualitativa e desenvolve-se através de um processo de investigação-ação, incidindo em 37 alunos de duas turmas de escolas de aldeia, com mais de um ano de escolaridade. Os resultados obtidos vão no sentido de demonstrar que uma integração curricular com o empreendedorismo pode de facto fazer a diferença em termos de resposta educativa aos interesses dos alunos e às necessidades globais das sociedades atuais, contribuindo inclusive para o aumento do sucesso escolar.