Browsing by Author "Ferreira, Rafaela Feliciano"
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- “Podes escrever o que eu disse?” (S.F.): a descoberta da escrita no jardim de infância e o ditado ao adulto como instrumento didático mediadorPublication . Ferreira, Rafaela Feliciano; Rodrigues, CarinaO presente relatório, elaborado no âmbito da Prática Supervisionada II (PPS II), tem como objetivo analisar e refletir, de forma fundamentada, ideias, motivações e intenções vividas, bem como evidenciar consolidações e saberes adquiridos, ao longo da minha intervenção em contexto de Jardim de Infância. Esta teve lugar numa instituição situada em Lisboa, com um grupo de 24 crianças com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos. O documento encontra-se estruturado em seis capítulos: i. Introdução; ii. Caracterização para a ação Educativa; iii. Análise reflexiva da intervenção; iv. Introdução à investigação em Jardim de Infância; v. Construção da Profissionalidade Docente; e, por fim, vi. Considerações Finais. Para além da reflexão sobre a prática, o relatório também apresenta a investigação desenvolvida em contexto, centrando-se na temática da Literacia Emergente e Abordagem à Escrita, com o propósito de analisar e refletir sobre o papel do Educador de Infância no desenvolvimento de competências emergentes de escrita, bem como sobre as conceções das crianças acerca das mesmas. Mais concretamente, a investigação procurou compreender a influência do recurso didático Ditado ao Adulto no desenvolvimento das habilidades referidas. Para tal, definiram-se os seguintes objetivos: a) analisar o papel do/a Educador/a de Infância na promoção de competências emergentes de Literacia e Escrita em JI; b) indagar as conceções das crianças em idade pré-escolar face à(s) funcionalidade(s) da escrita; e c) compreender a influência do recurso didático Ditado ao Adulto na promoção de competências emergentes de Leitura e de Escrita em JI. A referida pesquisa empírica, coincidindo com uma abordagem qualitativa, baseou-se num estudo de caso, com recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: a observação direta/participante e o respetivo diário de bordo (notas de campo e reflexões semanais), e duas entrevistas semiestruturadas, à Educadora Cooperante e a dez crianças do grupo, respetivamente. A análise dos resultados efetuou-se a partir do método da análise de conteúdo, prevendo a categorização e posterior triangulação dos dados obtidos. De forma sucinta, a investigação conduzida permitiu concluir que a Educadora Cooperante atribui um elevado valor à(s) funcionalidade(s) da escrita, bem como à emergência da mesma desde idades precoces. Enquanto mediadora de escrita, reconhece possuir um papel fundamental no desenvolvimento da mesma nas crianças. Por seu turno, as crianças também valorizam a ação de escrever, identificando-lhe várias funcionalidades, como identificar, comunicar, trabalhar, ler ou escrever, entre outras. A presente investigação permitiu ainda apurar que as crianças atribuem um especial valor ao adulto, afirmando que é a este a quem recorrem quando precisam de escrever, ditando-lhe, por exemplo, as suas narrativas orais. Pela pesquisa realizada, é possível compreender a importância do mediador de escrita e a influência que este detém no desenvolvimento de competências de escrita na criança, evidenciando, ainda, os benefícios do recurso didático Ditado ao Adulto, quando aplicado de forma consciente e intencional pelo Educador de Infância.