Browsing by Author "Ferreira, Joana Roque Serralha"
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- Como é que a organização do tempo e do espaço promove a autonomia e as escolhas das criançasPublication . Ferreira, Joana Roque Serralha; Lino, DalilaO presente relatório surge no seguimento do estágio realizado em contexto de Jardim de Infância (JI), no âmbito da unidade curricular (UC) Prática Profissional Supervisionada II, do 2º ano do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento ilustra o trabalho de observação, registo e reflexão desenvolvidos no decorrer da minha prática educativa enquanto educadora estagiária, num período em que estive com um grupo de 24 crianças com 4 anos de idade e equipa educativa numa IPSS, em Lisboa. Desta forma, serão apresentados a caracterização do meio e contexto socioeducativo, as minhas intenções para a ação e sua avaliação, a descrição sobre o processo da minha prática, bem como uma reflexão acerca da construção da minha identidade profissional enquanto futura educadora de infância. A partir da observação e análise do contexto socioeducativo, surgiu o interesse em realizar uma investigação sobre a temática da organização do tempo e do espaço na promoção da autonomia e das escolhas da criança, sendo esta organização do espaço e do tempo promotora de aprendizagens significativas na criança. Para esta investigação optei, em termos metodológicos, por uma abordagem qualitativa e quantitativa, cujo processo investigativo se evidencia numa investigação-ação. A partir da revisão da literatura, bem como da análise de dados obtidos através da observação, de registos e de entrevistas semiestruturadas realizadas à educadora e às crianças, foi possível constatar que a organização da sala, do espaço e do tempo educativo, proporcionou o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Posso afirmar que as competências de autonomia, de escolha e de movimentação e orientação no espaço das crianças deste grupo se alteraram e desenvolveram, bem como as suas capacidades de comunicação, partilha e interação com os seus pares e adultos.