Browsing by Author "Ferreira, Joana Costa"
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- “Amigos são todos, pois é?” (DF): A construção de relações de amizade na infânciaPublication . Ferreira, Joana Costa; Rosa, ManuelaO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular designada por Prática Profissional Supervisionada II, que decorreu num estabelecimento socioeducativo de jardim de infância, pertencente à rede privada, com um grupo de crianças com idades que variavam entre os três e os seis anos, no início do ano letivo vigente. Apresenta-se como uma reflexão daquela que foi a minha prática pedagógica e ação investigativa, enquanto estagiária-educadora em contexto, e intenta retratar o trabalho pela minha pessoa desenvolvido durante um período de, aproximadamente, quatro meses. Já denotado o facto de a palavra “amigo” ser frequentemente utilizada, em diferentes ocasiões, tanto pelas crianças como pelas profissionais de referência da sala de atividades, foi apenas quando o DF me colocou a questão “Amigos são todos, pois é?” que surgiu a temática em estudo: A Construção de Relações de Amizade na Infância. A investigação, na qual participaram vinte e três crianças, uma educadora de infância, uma auxiliar de educação e doze famílias, visou compreender quais as conceções de amizade das crianças, caracterizar, no contexto socioeducativo, as formas de relação promovidas entre crianças e identificar estratégias promotoras das relações de amizade na infância. O estudo assume, no seu desenho metodológico, uma natureza qualitativa e é norteado pelas diretrizes do estudo de caso. A recolha dos dados foi possibilitada pela utilização de inúmeras técnicas, como a observação participante, a consulta documental, a entrevista e o inquérito por questionário. A sua análise e discussão comprovou que, de um modo geral, as crianças em idade pré-escolar demonstram já ter uma conceção formada acerca da amizade, saber identificar os amigos e os não-amigos e reconhecer os motivos na origem das amizades e não-amizades. Evidenciada a importância, pelas profissionais e pelas famílias, reconhecida à amizade na infância, enquanto potencializadora do desenvolvimento holístico da criança, constatou-se, ainda, a identificação de inúmeras estratégias promotoras da construção desta peculiar forma de relação, em contexto pré-escolar e familiar, pelas mesmas, o que confirma que, de facto, o adulto é, indiscutivelmente, uma das figuras que mais contribui para a concretização da criança enquanto ser social.