Browsing by Author "Ferreira, Eunice Raquel Vaz Mendes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Práticas de avaliação formativa na aula de matemática: um estudo no 2º cicloPublication . Ferreira, Eunice Raquel Vaz Mendes; Rodrigues, MargaridaEste estudo pretendeu analisar e compreender as práticas de avaliação formativa dos professores na promoção de aprendizagens significativas em Matemática, por parte dos alunos. Para tal foram enunciadas quatro questões de investigação que ajudaram a objetivar este estudo. São elas: (1) Como é que os professores integram a avaliação no processo de ensino e de aprendizagem? (2) Que práticas de avaliação privilegiam, e porquê? (3) Como se processa o feedback na aula de Matemática e quais os seus intervenientes? (4) Que desafios enfrentam os professores na regulação das aprendizagens dos alunos, o que os origina e como lidam com estes desafios? O estudo seguiu uma metodologia de investigação dentro do paradigma interpretativo, com metodologia qualitativa e design de estudo de caso. Este incidiu numa professora de Matemática do 2º ciclo como caso particular. A recolha de dados foi feita através da observação de aulas da professora a uma turma de 5º ano e entrevista realizada posteriormente à observação. Os dados recolhidos foram objeto de uma análise qualitativa que teve por referência um sistema de categorias elaborado com base nos dados recolhidos, nas questões do estudo e no referencial teórico. Os resultados obtidos permitem concluir que as práticas de avaliação formativa estão diretamente relacionadas com a perspetiva de ensino e aprendizagem do professor. A intencionalidade reguladora na seleção de tarefas e na forma como estas são propostas à turma contribuem para práticas de avaliação formativa, estritamente associadas à promoção da aprendizagem dos alunos. O feedback, a forma positiva de lidar com o erro, e a participação dos alunos em momentos de discussão são práticas privilegiadas pela professora.