Browsing by Author "Ferreira, Elsa Joana Pinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contributo das histórias sociais para a promoção de interações positivas entre paresPublication . Ferreira, Elsa Joana Pinto; Nunes, ClarisseNo presente relatório pretende-se caracterizar, analisar e refletir sobre o período de Prática Profissional Supervisionada (PPS) realizada no jardim-de-infância (JI), apresentar a investigação elaborada nesse período e descrever a construção da identidade profissional resultante de toda a formação. A problemática investigada surgiu no âmbito da alteração do comportamento de uma criança, devido à descoberta do outro nas suas interações. Esta descoberta despoletou um aumento no número de conflitos interpessoais e a rejeição desta criança por parte dos colegas. Considerando que o desenvolvimento psicossocial é um domínio fundamental e incontornável para o crescimento saudável e equilibrado de uma criança, considerou-se relevante realizar uma investigação-ação centrada na redução dos conflitos e na promoção de interações positivas. Face à problemática colocou-se a seguinte hipótese de ação: a utilização de Histórias Sociais® (HS) contribui para a promoção de interações sociais positivas entre crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais (NEE). Ou seja, colocou-se a seguinte questão: será que as HS® ajudam a criança com NEE a interagir de uma forma positiva com os seus pares, promovendo a diminuição de comportamentos desadequados face aos pares? Com esta investigação pretendeu-se (i) minimizar os comportamentos sociais desadequados que a criança manifestava nas brincadeiras entre pares; (ii) promover o desenvolvimento de interações positivas no grupo de crianças; (iii) compreender o papel das HS® na promoção do desenvolvimento social da criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e (iv) identificar estratégias usadas com as HS® para promover mudanças no comportamento das crianças. Os resultados desta investigação foram positivos, evidenciando que as HS® ajudam a criança com NEE a interagir de uma forma positiva com os seus pares, promovendo a diminuição de comportamentos desadequados face aos pares. Neste relatório é ainda apresentado o impacto positivo do caminho percorrido ao longo da PPS na construção da minha identidade.